Crítica Genética

Abaixo, fichamentos e resenhas sobre o tema:

ANASTÁCIO, Sílvia Maria Guerra; GÓES, Sirlene Ribeiro. Crítica genética e legendagem fílmica: retrilhando um percurso genético a partir de um dossiê digital. Manuscrítica n. 25, 2013. p. 184-197.

ANASTÁCIO, Sílvia; SILVA, Célia. Uma visão sistêmica do processo criador. Manuscrítica n. 17, 2010. p. 44-50.

BIASI, Pierre-Marc de. Análise dos manuscritos: princípios e métodos. In: __________. A genética dos textos. Tradução de Marie-Hélène Paret Passos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 67-81. (1)

BIASI, Pierre-Marc de. Análise dos manuscritos: princípios e métodos. In: __________. A genética dos textos. Tradução de Marie-Hélène Paret Passos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 67-81. (2)

CIRILLO, José. Arqueologias da criação: Tempo e memória nos documentos de processo. In: GRANDO, Angela; CIRILLO, José. Arqueologias da criação: estudos sobre o processo de criação. Belo Horizonte: Arte, 2009. p. 16-28.

CIRILLO, José. Arqueologias da criação, In CIRILLO, José; BEZERRA, Ângela (org.). Arqueologias da criação: estudos sobre o processo de criação. Belo Horizonte: C/Arte, 2009, p. 13-40.

CISMONDI, Carolina. Investigarse en escena: sobrela doble inscripción de actriz-investigadora. In: SALLES, Cecília; ANASTÁCIO, Sílvia Maria Guerra (Org.). Estudos de Processo no Século XXI: Multilinguismo, multimídia e multi-verso. Salvador: EDUFBA, 2017, 11p. (no prelo).

GRÉSILLON, Almuth. Alguns pontos sobre a história da Crítica Genética. Estudos Avançados. São Paulo, USP, 1991, p. 7-18.

GRÉSILLON, Almuth; THOMASSEAU, Jean-Marie. Cenas de gêneses teatrais. In: ANASTÁCIO, Sílvia Maria Guerra et al (Org.). Processo de criação interartes: cinema, teatro e edições eletrônicas. Tradução de Luciano Tayrovitch, Sílvia Anastácio e Takiko do Nascimento. Vinhedo: Editora Horizonte, 2014. p. 117-136.

GRÉSILLON, Almuth. O manuscrito moderno: objeto material, objeto cultural, objeto de conhecimento. In: __________. Elementos de Crítica Genética: ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p. 51-145.

GRÉSILLON, Almuth. O manuscrito moderno: objeto material, objeto cultural, objeto do conhecimento. In: GRÉSILLON, Almuth. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Tradução Cristina de Campos Velho Birck et al. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p.51-96.

GRÉSILLON, Almuth. O manuscrito moderno: objeto material, objeto cultural, objeto do conhecimento. In: GRÉSILLON, Almuth. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Tradução Cristina de Campos Velho Birck et al. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p.97-123.

GRÉSILLON, Almuth. O manuscrito moderno: objeto material, objeto cultural, objeto do conhecimento. In: GRÉSILLON, Almuth. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Tradução Cristina de Campos Velho Birck et al. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p.123-146.

LOVE, Harold. Attributing authorship. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

MUSSO, Pierre. A filosofia da rede. In: PARENTE, André (Org.). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 17-38.

PASSOS, Marie-Hélène Paret. Crítica genética, tradução literária e performatividade: quando escrever é fazer. Disponível em: <http://www.item.ens.fr/index.php?id=577823>. Acesso em 23 fev 2015.

SALLES, Cecilia Almeida. Abordagens para o movimento criador. In: __________. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 1998. p. 87-139.

SALLES, Cecilia Almeida. Criação como rede. In: __________. Redes da criação. Belo Horizonte: Ed. Horizonte, 2008. p. 19-38.

SALLES, Cecilia Almeida. Crítica de processo e artistas pesquisadores. In: SALLES, Cecília; ANASTÁCIO, Sílvia Maria Guerra (Org.). Estudos de Processo no Século XXI: Multilinguismo, multimídia e multi-verso. Salvador: EDUFBA, 2017, 9 p. (no prelo).

SALLES, Cecilia Almeida. Crítica Genética: Fundamento dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: Educ, Editora da PUC de São Paulo, 2008.

SALLES, Cecília Almeida. Desafios da arte contemporânea, 2012 Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, X Edição, 2012.

SALLES, Cecília Almeida. Desdobramentos e a crítica de processo.In: Redes da criação. São Paulo: Editora Horizonte, 2008, p. 157-185.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado. Processo de Criação Artística. São Paulo, Fapesp. Editora: Annablume, 2008. 

SALLES, Cecília Almeida. Redes da Criação. Construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Abrir as Janelas: Olhar para o Mundo. In: __________. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 32-61.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: