Audiolivros

Estes audiolivros, publicados pela EDUFBA,  foram traduzidos por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Tradução, Processo de Criação e Mídias Sonoras (PRO.SOM) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sílvia Maria Guerra Anastácio. O Projeto tem como objetivo enriquecer o mercado de mídias sonoras com audiolivros produzidos a partir da publicação de obras literárias traduzidas de línguas estrangeiras para o português. Assim, os presentes audiolivros estão acessíveis em diversos formatos: além da versão impressa, apresentamos uma versão gravada interpretada por atores em formato .mp3.

Ano de publicação: 2011

1. Na vila

Autora: Elisabeth Bishop.

Audiolivro traduzido por Sílvia Maria Guerra Anastácio, Sandra Corrêa e Andréa Gomes.

Versão em PDF.

Versão em .mp3.

 

Ano de publicação: 2015

1. A Acendedora de Lampiões 

Autora: Jackie Kay

Organizadora: Anastácio, Sílvia Maria Guerra Anastácio

Este audiolivro consiste na tradução da obra The Lamplighter (2008) da autora escocesa Jackie Kay para o português, que foi adaptada e gravada em audiolivro. Trata-se de uma peça radiofônica que retrata, do ponto de vista de personagens femininas, a época da colonização e da escravização de povos africanos pelos ingleses.

Versão em PDF.

Versão em .mp3.

 

2. A Guerra dos Mundos

Autor: Wells, H.G.

Organização:  Sílvia Maria Guerra Anastácio

O audiolivro A guerra dos mundos consiste na tradução da obra The war of the worlds do autor britânico H.G.Wells para o português, que foi adaptada e gravada em audiolivro. Trata-se de um texto de ficção científica que relata a invasão da terra por extraterrestres. Este Projeto é resultado do Estágio Pós-Doutoral realizado pela Prof.ª Dr.ª Sílvia Maria Guerra Anastácio no Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand.

Versão em PDF.

Versão em .mp3.

3. Sensações de um teatro da mente

Organizadora: Sílvia Maria Guerra Anastácio

A obra apresenta uma adaptação para o formato audiolivro dos contos O Papel de Parede Amarelo (The Yellow Wallpaper), da autora americana Charlotte Perkins Gilman; e A Página (The Page), Crime na Escuridão (Murder in the Dark), Instruções para o uso do terceiro olho (Instructions for the Third Eye) e Finais Felizes (Happy Endings), de autoria da escritora canadense Margaret Atwood. A obra está disponível, também, nas versões impressa e em .mp3.

Versão em PDF.

Versões em .mp3.

(1) O Papel de Parede Amarelo

(2) A Página

(3) Crime na Escuridão

(4) Instruções para o uso do terceiro olho

(5) Finais Felizes

4. Soltando a Imaginação: Lendas e Contos Infantis

Autores: Hans Christian Andersen ; Oscar Wilde;

Organizadoras: Sílvia Maria Guerra Anastácio; Holzhausen

O audiolivro Soltando a imaginação: lendas e contos infantis contém nove lendas e contos voltados para o público infantil, que foram traduzidos do inglês para o português e, posteriormente, adaptados para audiolivro. As histórias selecionadas são as seguintes: contos de Hans Christian Andersen: “O linho”, “O porcofrinho”, “O pião e a bola”, “Sobre o que escrever?”; um conto de Oscar Wilde: “O gigante egoísta”;dois contos de Beatrix Potter: “A história de Peter Coelho”, e “A história de dois ratinhos travessos”; e duas lendas de autoria desconhecida: “Askeladden e o Troll que comeu demais”, e “Em busca da galinha Perdida”. Os contos foram traduzidos por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Tradução, Processos de Criação e Mídias Sonoras (PRO .SOM), coordenado pela Prof.a Dr.a Sílvia Maria Guerra Anastácio e tendo como vice-coordenadora a Prof.a Dr.a Mar- lene Holzhausen, organizadoras deste audiolivro.

Versão em PDF:

Versões em .mp3:

1 O Linho

2 O Porcofrinho

3 Piao Bola

4 Sobre Escrever

5 Gigante Egoista

6 Peter Coelho

7 Dois Ratinhos

8 Askelladen Troll

9 Galinha Perdida

5. Uma Luz na Escuridão

Autores: Miriam Alves, H. G. Wells.

Organizadores: Sílvia Maria Guerra Anastácio; Gildeon Alves Rosa; Lucia Terezinha Zanato Tureck.

O audiolivro Uma luz na escuridão reúne dois contos: “A cega e a negra – uma fábula” (2008), da autora brasileira Miriam Alves; e “A terra dos cegos”, tradução do texto “The country of the blind” (1904), do autor britânico H. G. Wells. As histórias abordam, de maneiras diferentes, a temática da cegueira, trazendo para a contemporaneidade discussões instigantes sobre preconceito e acessibilidade. O conto de Wells foi traduzido por pesquisadores do Grupo Tradução, Processo de Criação e Mídias Sonoras (PRO.SOM),coordenado pela Prof. a Dr.a Sílvia Maria Guerra Anastácio. O áudio é resultado de um Projeto Interinstitucional da Universidade Federal da Bahia com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, este último representado pela especialista em acessibilidade, a Prof.a Dr.a Lucia Terezinha Zanato Tureck; e entre o Instituto de Letras e a Escola de Teatro da UFBA, esta última representada pelo Prof. Gideon Alves Rosa.

Versão em PDF.

Versões em .mp3:

(1) A cega e a negra

(2) A Terra dos Cegos

 

6. Vozes da Memória

Autores: Rainer Maria Rilke; Kurt Tucholsky; Johann Peter Hebel; Jason Helmandollar;  Punyakante Wijenaike. 

Organizadoras:    Sílvia Maria Guerra Anastácio; Marlene Holzhausen.

O audiolivro Vozes da memória apresenta diversos contos traduzidos do inglês e do alemão para o português e, posteriormente, adaptados para audiolivro. As histórias selecionadas, que abordam a temática da memória de diversas formas, são as seguintes: “Gerações”, de Rainer Maria Rilke; “A pulga”, de Kurt Tucholsky (Peter Panter); “Reencontro inesperado”, de Johann Peter Hebel; “Mergulho profundo”, de Jason Helmandollar; e “Anoma”, de Punyakante Wijenaike.

Versão em PDF.

Versões em .mp3:

1 Gerações

2 A Pulga

3 Reencontro Inesperado

4 Mergulho Profundo

5 Anoma

 

Ano de publicação: 2017

1. A Máquina do Tempo

Autor: H. G. Wells

Organizadora: Sílvia Maria Guerra Anastácio

O audiolivro A máquina do tempo consiste na tradução da obra The time machine do autor britânico H. G. Wells para o português, que foi adaptada e gravada em audiolivro. Trata-se de um texto de ficção científica que lida com o conceito de viagem no tempo.

Versão em PDF.

Versão em .mp3.

 

2. Três vivas para o bebê!!!

Organizadora: Sílvia Maria Guerra Anastácio

O audiolivro Três vivas para o bebê!!! é a transposição para mídia sonora de uma artilha homônima,que foi impressa e distribuída gratuitamente pelo Projeto Abraço em parceria com o Movimento Down, em 2016. A gravação em audiolivro dará maior acessibilidade a esse guia para mães e pais de crianças com microcefalia, em que as informações da cartilha são passadas para os ouvintes, de forma leve e agradável, simulando um programa de rádio para o qual as mães ligam para tirar suas dúvidas.

Versão em PDF.

Versão em. mp3.

 

Ano de publicação: 2018

1. A lenda de Iping (Lançamento em 28/08/2018)

Organizadora: Anastácio, Sílvia Maria Guerra

%d blogueiros gostam disto: